Grupos de Estudos

GRUPO DE ESTUDOS: Infância e Inabilidade

Organização: Ana Cristina Richter e Josiana Picoli
Encontros: Sextas-feiras (quinzenal) – 09: 30 – 11:30
Local: Sala do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CED/UFSC)

O Grupo de Estudos Infância e Inabilidade focaliza temas vinculados à relação entre infância e cultura. Problematiza a questão da aprendizagem e do desenvolvimento no registro do biológico, no âmbito dos binarismos presentes em nossa cultura, especialmente expressos em termos de normalidade/anormalidade, humano/inumano e regularidade/desvio que situam a infância, a loucura, a deficiência, como lugares da inabilidade. Localiza, discute e analisa, desde uma perspectiva constelar, o tema da inabilidade na obra de Walter Benjamin, em interlocução com Lev Vigotski e alguns escritos pontuais de Theodor Adorno (e Max Horkheimer) e Giorgio Agamben.
Ponto de Partida: De que maneiras a idéia de inabilidade atravessa os temas da infância, da criança, da formação, da educação, do corpo, da deficiência, da brincadeira, da arte, da linguagem?


FORMAÇÃO PARA A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO - PIBIC EM

Supervisão: Alexandre Fernandez Vaz
Coordenação: Natan Schmitz Kremer e Laís Elena Vieira


Programa que temos desenvolvido desde 2003 junto ao projeto “Aspectos do processo civilizador e da modernização em Florianópolis: século XX” para estudantes de escola pública do ensino médio.O Programa de Grupo de Formação para a Pesquisa no Ensino Médio tem como objetivo, de modo mais específico, a formação para a pesquisa, e de modo mais amplo, a inserção em atividades universitárias de bolsistas do ensino médio a partir de práticas diversificadas.

ESPORTE E SOCIEDADE

Coordenação: Cristiano Mezzaroba

O objetivo central é estudar a presença, as representações e as dinâmicas do esporte na sociedade contemporânea, com ênfase em aspectos sociológicos, antropológicos e históricos. As pesquisas dos membros do grupo se referem, em especial, 1) aos processos de subjetivação relacionados ao domínio do corpo; 2) aos mecanismos de profissionalização; 3) a aspectos como gênero, sexualidade, etnia e classe; 4) às relações entre eficiência e deficiência; 5) às tensões entre esporte e arte.

Encontros quinzenais: quinzenais 9h30min

GRUPO DE ESTUDOS EM TEORIA CRÍTICA

Coordenação: Profª Franciele Bete Petry – EED/UFSC

A atividade tem como objetivo principal criar um espaço para a leitura e discussão de obras de intelectuais vinculados à Teoria Crítica. Na primeira edição, o Grupo de Estudos em Teoria Crítica se dedicou à leitura e discussão da obra Teoria Estética do filósofo alemão Theodor W. Adorno, considerada uma das mais relevantes no âmbito dos estudos em estética do século XX. Em um segundo momento o grupo leu e discutiu a obra Minima Moralia do mesmo autor e neste momento nos dedicamos a ler e estudar a obra: A Condição Humana de Hannah Arendt.

Metodologia 
Os encontros são realizados quinzenalmente, às sestas-feiras, com cerca de duas horas de duração e contarão com a presença de professores da UFSC, alunos de graduação e de pós- graduação e demais pessoas interessadas da comunidade externa. A cada encontro, serão discutidas seções da obra a fim de se compreender a estrutura da teoria proposta pelo autor. 

Informações

Horário: 10:00 às 12:00 Local: NEPESC – sala 312 - Bloco B do CED
Número de vagas: 15

GRUPO DE ESTUDOS "CAPOEIRA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO POPULAR"  (temporariamente suspenso)

Grupo de estudos "Capoeira, Patrimônio Cultural e Educação Popular" no âmbito da linha de pesquisa: "História, Historiografia e a Formação do Brasil Contemporâneo" do NEPECS. Nossos estudos buscam analisar os grandes clássicos da literatura (BUARQUE DE HOLANDA, FREIRE, RIBEIRO E OUTROS) que se preocuparam em compreender os processos de formação do sentido da identidade nacional brasileira. Nossos primeiros estudos tomaram como objeto a obra de Darci Ribeiro « Povo Brasileiro ». Na continuidade, estamos estudando Raizes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. Nossa pergunta de partida: Quais as contribuições dos estudos deste autor para a interpretação histórica e sociológica da "CAPOEIRA DA ILHA". 

Pesquisar a construção da identidade nacional em várias de suas faces e meandros políticos e históricos, com especial atenção para a afirmação da "brasilianidade". Pretende-se, a partir dos grandes clássicos que se ocuparam dessa moderna preocupação intelectual, investigar as interfaces desse processo. Estratégia importante é a interpretação histórica e sociológica e a comparação com outras tradições nacionais.

ANORMALIDADE E SOCIEDADE (temporariamente suspenso)

Coordenação: Gisele Carreirão Gonçalves

O Grupo de Estudo "Anormalidade e Sociedade", compõe o leque das atividades do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sociedade Contemporânea e se ocupa das questões acerca daqueles sujeitos que estão à margem, em especial dos processos educativos. Temas relacionados à inclusão, à deficiência, ao ambiente escolarizante não convencional (instituições de educação especial, classes hospitalares), problemas de ordem psíquica, fazem parte do elenco de temáticas que nos levam a refletir sobre a deficiência e a loucura como possíveis construções sociais, como processos de subjetivação. É especialmente de interesse do grupo estudar as questões que emergem da complexidade da educação contemporânea, debatendo sobre os que de alguma forma precisam ser incluídos na "pauta do dia" das propostas educacionais.